Akuma no mi: os Inimigos naturais
No episódio 183, Luffy finalmente luta com o Deus Enel. E para surpresa de "Deus", ele não é tão "todo poderoso" assim...
Nami compreende, o motivo pelo qual os ataques de Enel não surtiram efeito no Luffy. A borracha, como disse Nami, é um isolante elétrico! Mas, no mundo de One Piece só existe Luffy como inimigo natural do Enel? E seria possível o Luffy ter perdido a luta entre akuma's?
Na vida real, Luffy poderia chegar a conduzir eletricidade, pois não há um isolante elétrico perfeito na natureza. Qualquer material isolante passa a conduzir eletricidade caso lhe seja aplicado um campo elétrico suficientemente intenso. O valor de campo elétrico que, aplicado ao material, possibilita a condução é denominado de RIGIDEZ DIELÉTRICA do material. A RIGIDEZ DIELÉTRICA da borracha é cerca de 25.000 V/mm. Explicando melhor, uma lâmina de borracha com um 1 mm de espessura passa a conduzir quando se aplica a tensão de 25.000 V entre as duas faces da lâmina. Fissuras e falhas em uma lâmina de borracha podem baixar em muito a tensão crítica de ruptura, ou seja, pode haver condução com tensões inferiores a esta. Luffy foi atingido pelo tridente de ouro do Enel, e mesmo assim não houve mudanças.
O Enel lançou 300.000 V em Luffy, isto significa que atingiria (na vida real) uma lâmina de borracha de 12 mm de espessura. Só que Enel também lançou 60 milhões V, significa que atingiria 240 centímetros (ou seja, 2,4 metros) de espessura. A Altura de Luffy é 172 cm. Lembre-se que tem que levar em consideração o volume do corpo do Luffy também, só que não sabemos qual é! Então tentem fazer as as contas! (ou não! rs)
Fisicamente falando, é possível o Luffy ser atingido pelo poder do Enel. Tem que haver um campo elétrico intenso que ultrapasse a rigidez dielétrica dele. Mas como é uma obra literária, tudo é possível, né?! Inclusive, é possível que a borracha no mundo criado pelo Oda, seja um isolante perfeito e Enel nunca venha a conseguir eletrocutar com um raio sequer o Luffy. Ou não, quem sabe Enel não conseguisse atingir a rigidez dielétrica do Luffy, e caso ele retorne consiga então, atingi-lo. Vai saber, né?
Voltando a vida real....
O que determina se um material é condutor ou isolante é a existência dos elétrons livres. São eles os responsáveis pela passagem e transporte da corrente elétrica através dos materiais. São chamados de 'condutores', aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele como, por exemplo, o ferro. Este é um elemento químico que possui dois elétrons na última camada, os quais estão fracamente ligados ao núcleo. Dessa forma, o ferro se torna um ótimo condutor de eletricidade.
Com os materiais isolantes, também chamados de materiais dielétricos, ocorre o processo inverso. Nesses materiais, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico.
Sabia que dentro do mundo de One piece ,o Luffy não é o único "inimigo natural" do Enel?
Apresento a vocês.... San!!!
CANDLEEE CHAMPIOOON !!
A parafina é um hidrocarboneto, e as velas são feitas a partir dela, mesmo sendo fundidas não conduzem corrente elétrica, pois também são isolantes naturais. Lembrando ainda que para que um líquido possa conduzir corrente, ele precisa permitir a passagem de íons através da solução, como quando você mistura um pouco de cloreto de sódio em água. A própria água pura é uma péssima condutora, pois os íons presentes são o H(+) e o OH(-), que estão na ridícula concentração de 10^-7 mol.L^-1. Muito pouco íon para uma boa condução, não é mesmo? No caso das parafinas, nem essa ridícula quantidade de íons existe. Portanto, parafinas não conduzem corrente, nem no estado líquido.
Como o Mr. 3 possui um poder do tipo paramecia, provavelmente teria que utilizar uma versão do Candle Chapion (com capacete!) ou a Doru doru ball (que ele utilizou após ser transformado em ameixa seca pelo Croco-boy, e engolido por um Crocodilo Banana). Lembrando que é uma luta sem Busōshoku Haki (haki do armamento), tá? Já que na época em que Luffy lutou com o Enel, nenhum dos dois utilizavam.
Luffy preparado para lutar com o Magellan, na prisão Impel Down. Bem que poderia ser contra o Enel também, não acha? rs Pelo menos, estilo e rigidez dielétrica tem de sobra!
Enel pira!
Por Savita Leal
Colaboradora do Blog Portal Piece e dona da Página "Descobrindo One Piece"no facebook .
No Comment to " Akuma no mi: os Inimigos naturais "