Scroll To Top
News Trending

[OP]nião - IMEDIATO

AS CONTROVÉRSIAS DO TERMO IMEDIATO.


Quando entrei nesse mundo dos fãs de One Piece (vloggers, grupos, páginas) me deparei com uma discussão que girava em torno de Zoro e Nami, entre ser ou não ser o imediato do bando. Vi inúmeras argumentações a favor de um ou do outro. E neste último episódio lançado (653), a discussão veio à tona novamente! Bartolomeo fez uma declaração de veneração total ao Zoro, e o colocou na posição de vice-capitão.




Pois bem, o que gerou esta discussão foi o databook  (yellow? acredito que seja este), que não tem tradução oficial para português, e pelo visto nem mesmo para o inglês (até onde eu pude ver). Algumas folhas são dedicadas à apresentação do personagem e nas abas das folhas (aparenta) mostra a principal característica de cada personagem.  Zoro está como combatant, Nami como Mate, Sanji como Cook ( e só encontrei a página referente a esses personagens). São por volta de 4 páginas dedicada a cada personagem, onde se fala de: como cada personagem se comporta em batalhas, como era a vida em suas “casas” (no caso, o local onde cresceram e como foi a infância),bem como aponta uma característica forte do personagem. Portanto, o termo “mate”, provavelmente possui ligação com a principal característica de Nami, que é saber navegar uma embarcação.


Quando pesquisamos um pouco sobre o assunto, encontramos o termo “first mate” que está diretamente relacionado à navegação. É um termo empregado para designar um oficial da marinha que possui o encargo de navegador e além desta função, caso o comandante do navio, por motivo superior ,não possa exercer a sua função de comando, o “first mate” pode assumir o comando. Isto, com uma ressalva, se a embarcação da marinha possuir um comandante e um segundo comandante, além, obviamente, do “first mate” (que tem como principal função ter os conhecimentos necessários para navegar), então o first mate não assume o comando, e sim o segundo comandante. Outra ressalva, é que esta função first mate, possui inúmeras peculiaridades de acordo com o tipo de embarcação (mercante, guerra, pirata), sendo assim, não é interessante levar ao pé da letra a função do first mate e atribuí-la a Nami. Porquê?

Primeiro, por se tratar de uma obra de ficção, onde o autor possui maior liberdade de mexer com os conceitos da vida real, atribuindo e/ou agregando novas significações.
Segundo, sendo uma obra literária ela não é uma reprodução total da nossa realidade.
Terceiro, analisar apenas um nome “MATE” sem saber o que está sendo descrito no conteúdo da página, é,no mínimo, imprudente.

Por exemplo, o termo "mate", pode ser traduzido como companheira(o),mulher, colega, camarada. Assim sendo, alguém que não conhece a obra e tão pouco o contexto em que Nami se apresenta na história e no databook, pode muito bem pensar que trata-se de uma companheira ou mulher. A Boa Hancock contestaria esta versão dos fatos!

Hancock ao receber sua edição do databook!


Quarto, reduzir o personagem a uma única atribuição, é desonroso. Por exemplo, o Sanji é o cozinheiro do navio, mas não significa que ele seja apenas isto. É a sua principal característica, mas ele também possui um papel importante no campo de batalha junto com o Zoro, sendo um dos mais importantes combatentes. Assim como ele demonstrou desempenhar bem a função de estrategista. O Zoro, por outro lado, além de uma das principais forças de combate do bando, também demonstrou um forte poder de persuasão, foi em momentos importantes no bando, um líder. E líder não é apenas aquele que tem poder de mandar, mas aquele que possui voz, confiança, determinação e etc. Assim como a própria Nami, em diversos momentos também demonstrou liderança, principalmente voltado à navegação, ao dinheiro e a colocar ordem nas brincadeiras do bando.

Capítulo 285 -  No databook Sanji é descrito como COOK, mas podemos perceber que além de cozinheiro do bando, ele demonstrou ser o principal estrategista em batalhas, além de também estar na linha de frente nos combates. Alabasta, Enies Lobby e Skypiea; 3 exemplos de um Sanji estrategista.

Capítulo 183 - Olha aí, até o Zoro teve seus momentos de estrategista.
Acredito que ao invés de darmos tanta importância a termos, conceitos, funções, deveríamos nos ater a esta complexidade que há dentro do bando, a complexidade e diversidade que é cada personagem.
Além do mais, o bando do Luffy é tão pequeno para a quantidade de funções que existem dentro de um navio, seja da marinha ou pirata.

Outro ponto, é que, nos focando na história da tripulação, todos os integrantes, por mais que tenham criado laços de amizade forte entre si, eles estão lá pelo Luffy.
Logo, se por algum motivo o Luffy não fosse mais o capitão do navio, não pudesse exercer esta função, o bando se separaria. Logo, a função de “first mate” que conhecemos na vida real, não se efetivaria naquele bando. Acredito que este seja um forte indício, da flexibilidade dos termos da vida real na obra One Piece.

O que pude perceber nessa discussão sobre quem é o imediato do bando, é que os fãs acabam dando nova significação ao termo imediato. E qual seria? Acaba sendo uma disputa afim de mostrar quem é o mais importante da série (com exceção do Luffy, óbvio). Seria como se fosse o segundo protagonista do One Piece, entendem?  O que faz a discussão seguir um caminho totalmente sem sentido.

A tripulação do Bando do Mugiwara está mais em uma organização horizontal do que hierárquica.
 




1994)

Capítulo 424 - Vale ressaltar que a habilidade de combate de Zoro, permite que ele analise a situação e consiga fazer um bom discernimento nas ações a serem tomadas pelo grupo.

*
Capítulo 428 -Vale ressaltar que a habilidade de navegação, possibilita a Nami que ela consiga tomar a frente (em certos momentos) das decisões da tripulação .


*
Capítulo 245 - Zoro delegando tarefas.Nesta cena podemos ver duas características importantes da liderança: planejamento (utilizar o local como base para o grupo), delegar atribuições (Chopper começar os reparos do navio). 

*
Capítulo 222- Nami e Robin colaborando na decisão da rota
São inúmeros os exemplos, percebeu? 
A tripulação do Mugiwara está mais para uma organização horizontal do que hierárquica. 
A organização horizontal pode ser definida como aquela onde se reduzem os níveishierárquicos existentes na empresa, de modo que todos os empregados ficam maispróximo da clientela. A organização horizontal, ao promover a maior proximidade coma clientela, eleva o nível de comprometimento e responsabilização das pessoas daorganização, tornando-as parte ativa de todo o processo. Uma das mais importantesvantagens deste modelo residiria justamente neste ponto, além, é claro, de viabilizarmovimentação decisória restrita a poucos níveis hierárquicos (Barnevik & Moss Kanter,1994)."¹


Até mais!




Por Savita Leal
Colaboradora do Blog e Fanpage da Portal Piece, como 
Mãe Odá  e dona da Página "Descobrindo One Pieceno facebook 


Observações:
-Texto originalmente publicado na minha parceira, a página Taverna One Piece.
-Páginas do Mangá retirada do site "central de mangás".

[1] http://pt.scribd.com/doc/59983023/A-Gestao-e-a-organizacao-horizontal

Share This:

Labels:

No Comment to " [OP]nião - IMEDIATO "